Todos os post de admin

SSH sem senha! Melhor, SSH com chaves rsrs

Em um primeiro momento, ao ler o trecho do título “SSH sem senha”, já nos é remetido o seguinte pensamento: Opa, mas isso é seguro??

Na verdade é o acesso via SSH através de chave pública e privada, estabelecendo uma confiança entre o servidor e o cliente, permitindo o acesso somente quando validadas as chaves. É algo bem simples mas por incrível que pareça, não são todos os administradores que conhecem e que utilizam tal método. Vamos lá, mãos a obra!

1. Estrutura realizada:

Para nosso mini-laboratório, utilizamos uma conexão entre duas máquinas Linux, com “sabores” de distros diferentes, Debian e CentOs.

centos-debian

Continue lendo

Samba4, Windows e Linux convivendo em Harmonia

Samba4

Samba4

Muito sempre se falou e tenho de admitir, um dos serviços que a Microsoft sabe fazer muito bem é o Active Directory. Toda a facilidade de configuração centralizada, GPO’s, etc são alguns dos pontos fortes da solução. Muitos falam em substituição dessa através de Openldap e Samba, mas tenho de confessar que não era a mesma coisa. Mas isso até a pouco tempo atrás…..  Continue lendo

Agregação de Links, o famoso Link Aggregation

Oh nooooo!!!!

Oh nooooo!!!!

Imagina aquele seu servidor de arquivos em sua rede, como uma alta demanda de acessos, tráfego de vários arquivos, de diferentes tamanhos e, principalmente, essencial para uma série de aplicativos e funções. Já pensou se seu servidor simplesmente fica fora do ar? Uma loucura né?

Uma das categorias de HA (High availability, em português alta disponibilidade) é a utilização de agregação de links. A agregação de links possui várias vantagens, algumas das principais são o aumento de throughput sem a necessidade de modificar sua rede física, utilizando vários conjuntos de portas de switch e do servidor, similiar a uma “soma” (mais para frente veremos que não é de fato uma soma, é similar) e claro a disponibilidade. Caso um dos links morra, o outro assume de forma que quase imperceptível.

Então vamos lá, para nosso laboratório, temos um switch Brocade Fast Iron ICX6430-24p e um equipamento com Debian instalado.

ICX6430-24_front_mr

No Linux, chamados de Bonding este tipo de configuração. O Bonding do Linux, possui seis formas de trabalhar diferentes. São elas (Em inglês): Continue lendo

Quando você acha que já viu de tudo…..

Meus caros amigos leitores, vejam a imagem abaixo:

20131111_1538032

 

Certo. Vejo o Putty, um cliente telnet, ssh, etc. Muito útil no ambiente Windows para esse tipo de utilização. Detalhe, este encontra-se rodando em um Linux??? Sim, numa máquina com Ubuntu….

Esse faz parte de mais de uma das pérolas que pude presenciar em um local do qual já não trabalho mais. Não vou falar a empresa nem citar a máquina do dito cujo por razões óbvias, mas esta é uma pérola que fica.

Para os que não entenderam a piada, todos os Linux (sem exceção), Unix, FreeBSD, OpenBSD, etc possuem clientes próprios de SSH, Telnet, conexões seriais, etc, eliminando a necessidade do Putty.  Detalhe, essa máquina eles utilizam o Putty para fazer ssh.

Essa é a pérola registrada essa semana. Quem sabe volto com mais em breve.

KVM, uma alternativa ao VMware, VirtualBox, Citrix Zen

Virtualização, algo que era uma tendência e hoje tornou-se realidade. É dificil encontrar nos dias de hoje um ambiente do qual não seja parte ou totalmente virtualizado. Desafio ainda mais, levante a mão quem nunca subiu uma máquina virtual para subir um S.O. diferente ou até mesmo testar alguma coisa?!

Pois bem, atualmente players para tais soluções não faltam. VMware, Citrix, VBox, são somente alguns dos mais conhecidos e utilizados, além de diversos outros menos conhecidos que se encontram pela Internet.

Durante meu período de trabalho em um órgão do Governo do Estado de SP, me deparei com uma demanda que devo confessar, bem interessante. Como é de conhecimento de muitos, órgãos do Governo são sempre difíceis de lidar em relação a recursos, principalmente tratando de tecnologia e inovação. Sério, nada mole.

Continue lendo

Sejam bem vindos!

Olá, como vai? Hoje inicio um projeto do qual já enrolo ha alguns anos para começar, meu blog. Antes eu reclamava de infra e de dificuldades, além de custos para manter uma página destas no ar, hoje isso não é mais desculpa. É incrível como hoje temos uma gama enorme de sites de hospedagem, VPS, email hosting, etc e que, são muito mais baratos no exterior que em nosso país tupiniquim.

Enfim, não estou aqui para contar história ou reclamar da vida. Estou aqui para lhe desejar boas vindas e espero que goste bastante do conteúdo deste blog.  Tratemos sempre de assuntos da atualidade, no âmbito de TI, redes, Segurança e principalmente minha paixão, Linux! Lembrando que o objetivo não é dizer que uma tecnologia é melhor que a outra e tudo mais, até porquê iria contra a frase inicial deste site, “Janelas, maçãs e Pinguins convivendo em harmonia” .

Enfim, novamente sejam todos bem vindos e espero que gostem!

 

Raphael H. Moretti