Agregação de Links, o famoso Link Aggregation

Oh nooooo!!!!

Oh nooooo!!!!

Imagina aquele seu servidor de arquivos em sua rede, como uma alta demanda de acessos, tráfego de vários arquivos, de diferentes tamanhos e, principalmente, essencial para uma série de aplicativos e funções. Já pensou se seu servidor simplesmente fica fora do ar? Uma loucura né?

Uma das categorias de HA (High availability, em português alta disponibilidade) é a utilização de agregação de links. A agregação de links possui várias vantagens, algumas das principais são o aumento de throughput sem a necessidade de modificar sua rede física, utilizando vários conjuntos de portas de switch e do servidor, similiar a uma “soma” (mais para frente veremos que não é de fato uma soma, é similar) e claro a disponibilidade. Caso um dos links morra, o outro assume de forma que quase imperceptível.

Então vamos lá, para nosso laboratório, temos um switch Brocade Fast Iron ICX6430-24p e um equipamento com Debian instalado.

ICX6430-24_front_mr

No Linux, chamados de Bonding este tipo de configuração. O Bonding do Linux, possui seis formas de trabalhar diferentes. São elas (Em inglês): Continue lendo